terça-feira, 14 de maio de 2013

Excel - Importação de dados


Importar dados de um arquivo Excel é muito simples.

Esse método utiliza a biblioteca  Microsoft.Office.Interop.Excel, que é responsável por manipular arquivo do tipo excel.

Nesse exemplo, independe do número de pasta de trabalho que tenha o arquivo ele irá percorrer todas as pastas de trabalho.

  public void  LeArquivo(string Arquivo)
        {
           

            Microsoft.Office.Interop.Excel.Application app = new Microsoft.Office.Interop.Excel.Application();

 //Cria um objeto do tipo WorkBook com todos os elementos do Excel.
        Workbook workBook = app.Workbooks.Open(Arquivo,
        Type.Missing, true, Type.Missing, Type.Missing,
        Type.Missing, Type.Missing, Type.Missing, Type.Missing,
        Type.Missing, Type.Missing, Type.Missing, Type.Missing,
        Type.Missing, Type.Missing);
          

            int numSheets = workBook.Sheets.Count;
            //esse loop vai percorrer todas as pastas de trabalho do excel.
            for (int sheetNum = 1; sheetNum < numSheets + 1; sheetNum++)
            {
                Worksheet sheet = (Worksheet)workBook.Sheets[sheetNum];
                int numColumns = sheet.Columns.Count;
                int numRows = sheet.Rows.Count;

              
                    Range excelRange = sheet.UsedRange;
                //Pega todo conteúdo de uma linha e transforma e um array de objetos.
                    object[,] Linha = (object[,])excelRange.get_Value(XlRangeValueDataType.xlRangeValueDefault);

                    List<string[]> Linhas = new List<string[]>();
                    int cont_ant = 0;
                //Percorre todas as dimensões do array linha para pegar o conteúdo de cada célula.
                    for (int i = 1; i <= Linha.GetUpperBound(0); i++)
                    {
                        if (i > cont_ant)
                        {
                            cont_ant = i;
                            //pega o total de células preenchidas na linha e cria um array com o número exato de dimensões.
                            string[] celulas = new string[Linha.GetUpperBound(1)];
                            //percorre todas as células atribuindo preenchendo o array.
                            for (int j = 1; j <= Linha.GetUpperBound(1); j++)
                            {
                                if (Linha[i, j] != null)
                                    celulas[j - 1] = Linha[i, j].ToString();
                            }
                           
                            Linhas.Add(celulas);


                        }
                    }
                   

                //Nesse momento o List de string "Linhas" tem todo conteúdo  da pasta de trabalho.


            }
workBook.Close();

           

        }

Um comentário:

  1. Opa Celson, excelente tópico, eu estou com problemas com relação ao indice de linhas da minha planilha, eu criei um método para minha threading, e estou usando o foreach e datarow por necessidade de melhorias, queria saber como eu poderia pegar o indice da linha, quero pegar a linha 6 a diante. eu cheguei a declarar o int i, e atribui o valor de i = 4, e dentro do meu log eu somei i+1, mas o log me mostra nomes das pessoas nas linhas erradas. Poderia me instruir melhor por gentileza?

    ResponderExcluir