Quando falo de objetos não vejo uma definição mais simples essa:
Um objeto é uma instância (ou
seja, um exemplar) de uma classe.
Veja no exemplo abaixo a criação
de uma classe simples:
class
Usuario
{
public Usuario() { }
public Usuario(string nome, string email)
{
this.nome
= nome;
this.email
= email;
}
private string _nome;
private string _email;
public string nome { get { return _nome; }
set { _nome = value;
} }
public string email { get { return _email;
} set { _email = value;
} }
public string Concatenar()
{
return
nome + email;
}
}
Uma classe define os atributos e comportamentos comuns
compartilhados por um tipo de objeto.
No exemplo acima foi criada uma Classe chamada de Usuario
onde:
- _nome = Atributo
- _email = Atributo
- nome = Propriedade
- email =Propriedade
- Concatenar() = Método
- Usuario() = Construtor
A utilização do objeto ficaria da seguinte forma:
Usuario usuario = new Usuario();
usuario.nome
= "Celso";
usuario.email
= "czequim@gmail.com";
No exemplo acima foi declarado uma instancia da classe
Usuario com o nome usuario e definimos valores para as duas propriedades.
Uma outra forma de criar
o objeto e definir os valores é da seguinte forma:
Usuario usuario = new Usuario("Celso",
"czequim@gmail.com");
Isso só é possível pois criamos um construtor que espera
esses valores:
public
Usuario(string nome, string
email)
{
this.nome = nome;
this.email = email;
}
Para chamar o método Concatenar é muito simples, veja o
exemplo:
Console.Write(usuario.Concatenar());
Esse método retornará o resultado de nome+email
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