quinta-feira, 4 de abril de 2013

Objetos


Quando falo de objetos não vejo uma definição mais simples essa:
Um objeto é uma instância (ou seja, um exemplar) de uma classe.

Veja no exemplo abaixo a criação de uma classe simples:                              
class Usuario
{
public Usuario() { }
public Usuario(string nome, string email)
{
this.nome = nome;
this.email = email;
}
private string _nome;
private string _email;
public string nome { get { return _nome; } set { _nome = value; } }
public string email { get { return _email; } set { _email = value; } }
public string Concatenar()
{
return nome + email;
}


}

Uma classe define os atributos e comportamentos comuns compartilhados por um tipo de objeto.

No exemplo acima foi criada uma Classe chamada de Usuario onde:
  • _nome = Atributo
  • _email = Atributo
  • nome = Propriedade
  • email =Propriedade
  • Concatenar() = Método
  • Usuario() = Construtor

A utilização do objeto ficaria da seguinte forma:
Usuario usuario = new Usuario();
usuario.nome = "Celso";
usuario.email = "czequim@gmail.com";

No exemplo acima foi declarado uma instancia da classe Usuario com o nome usuario e definimos valores para as duas propriedades.

Uma outra forma de criar o objeto e definir os valores é da seguinte forma:

Usuario usuario = new Usuario("Celso", "czequim@gmail.com");           

Isso só é possível pois criamos um construtor que espera esses valores:
public Usuario(string nome, string email)
{
this.nome = nome;
this.email = email;
}


Para chamar o método Concatenar é muito simples, veja o exemplo:
Console.Write(usuario.Concatenar());           

Esse método retornará o resultado de nome+email

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